Muffins de seitan e cogumelos

14.10.13
Comida de escuteiro [a beleza existe nos olhos de quem a vê]

O escutismo e o Baden Powell sempre foram, para mim, uma coisa vintage como as fotografias sépia. Estranhamente, dois dos meus filhos, sem qualquer espécie de tradição familiar (talvez para contrariar a tendência dos pais), decidiram aderir convictamente e por iniciativa própria a este estranho mundo de fins-de-semana alternados, sem banhos, e de mochilas e sacos-cama às costas, de acantonamentos e acampamentos, regras, apitos e gente fardada com berloques e canivetes. Deu-lhes para aí...e já lá vão uns anos. Existem coisas piores, é certo. 
Por muito distanciamento que eu manifeste em relação a este mundo, por mais outsider que eu me sinta naquelas reuniões às quais não compareço na maioria das vezes uma coisa me tem preocupado desde que os meus filhos entraram nos escuteiros: a comida. 
Sim, come-se pessimamente. E eu tenho andado em contra-corrente a desatinar com a quantidade de porcarias que aquelas alminhas ingerem.
Com dois filhos vegetarianos a imaginação tem que trabalhar a 100 à hora. Excluir totalmente a carne e o peixe, evitar enlatados, fugir a sete pés do pão bimbo parece uma coisa quase impossível. Mas não é.
Eles têm mudado mentalidades e são a prova disso.  Existem muitas opções saudáveis e nutritivas que são uma óptima alternativa.
Aqui vai uma









Receita

recheio
300 g de cogumelos frescos
1 cebola média
200 g de seitan *
2 dentes de alho
1/2 chávena de azeitonas pretas sem caroço (facultativo)
1 colh. sopa de tamari (ou molho de soja)
1 colh. café de caril
salsa, sal e pimenta a gosto

Picar a cebola e os dentes de alho. Levar a refogar ligeiramente cerca de 5 minutos. Juntar o seitan (previamente picado) , temperar com o tamari e deixar cozinhar 2 minutos. De seguida juntar os cogumelos (laminados) e temperar com sal, pimenta e o caril. Deixar cozinhar em lume médio. Quem usar azeitonas pode adicioná-las no fim depois de tudo cozinhado, assim como a salsa. Retirar do lume e triturar ligeiramente de forma a uniformizar os ingredientes do recheio. Reservar.

massa

250 ml de leite
35 ml de azeite
20 g de manteiga  à temperatura ambiente
2 ovos
250 g de farinha
1 colh. sopa de fermento para bolos
sal a gosto

Misturar todos os ingredientes num batedor de bolos até ficarem bem envolvidos.
Deitar um pouco desta massa em formas para muffins untadas ou forradas com papel, uma colh. de sobremesa cheia de recheio e cobrir com massa.
Levar a cozer cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido a 180º.


* ou 1/2 chouriço de soja


Sem comentários:

Enviar um comentário

Blogger Widgets

AddThis