Flores...quem come uma come todas

10.9.15







Gosto de passear no campo sempre que estou aqui. No Algarve das praias. Ao contrário do barulho cadenciado do mar e do entra e sai da toalha é aqui entre árvores, plantas e flores que eu consigo relaxar e sentir-me em verdadeira comunhão com a natureza. Que me desculpem os veraneantes sazonais, mas se tiver que escolher entre a rotina balnear e as descobertas campestres, ganha sempre esta última opção.

Aqui na quinta tenho plantadas várias Yuccas das quais despontam, entre a Primavera e o Verão, umas flores brancas muito bonitas, os Izotes, que necessitam de uma mariposa específica para a polinização.

Em Portugal, tanto quanto sei, ninguém lhes dá grande importância. Mas nos países da América Central, de onde é originária a planta, os Izotes para além de serem utilizadas em arranjos florais por serem vistosos e duráveis, também são utilizados em preparações culinárias, sobretudo na Guatemala, Honduras e México.

São ainda o símbolo de El Salvador.





Já há muito tempo que queria experimentar cozinhar estas flores, para saber a que sabem, mas quando olho para elas fico sempre com pena de as retirar da planta, porque são de facto muito bonitas.






Depois de cozinhadas (só com água e sal) têm um sabor que se assemelha ao da couve-coração com um pouco do amargo da endívia.

Todos os outros ingredientes foram retirados directamente da minha horta.

Os ovos...da galinha da vizinha :).




Fritada de flores de Yucca (Izote)


1 ramo de flores de Yucca
1 pimento vermelho
1 pimento verde
1 cebola
1 dente de alho
2 tomates pelados
4 ovos
azeitonas, salsa
azeite q.b

Retirar as flores dos pedúnculos e retirar os corações (que podem também ser aproveitados para fazer pickles). Lavar e escaldar em água a ferver durante 5 minutos. Escorrer e reservar.
Refogar a cebola e o alho picados e em azeite e juntar os pimentos cortados em tiras. Deixar cozinhar mais alguns minutos e juntar as flores, envolvendo-as bem para misturar todos os sabores.
Juntar os ovos ligeiramente batidos e adicionar mexendo até cozerem.
Decorar com azeitonas e salsa picada.

Acompanhei com bolachas marinheiras integrais (à venda no Pingo Doce).
















1 comentário:

  1. Espantosa esta mistura de ingredientes dá um resultado surpreendente. Parabéns Isabel :)

    ResponderEliminar

Blogger Widgets

AddThis