Viagem à Etiópia- INJERA

25.6.17
Injera pão achatado ou crepe?...
 
As Injeras são grandes crepes que acompanham a maior parte das refeições na Etiópia, feitos com farinha fermentada em água durante 2-3 dias e depois assados numa chapa de ferro ou numa placa de barro, que se colocam sobre um fogão; devido à fermentação, as injeras são húmidas e fofas e são colocadas sobre um prato onde se servem todo o tipo de legumes ou carnes em molho picante com ou sem ovos cozidos. Podem servir de prato ou são partilhadas por várias pessoas, que vão tirando pedaços da injera e, com esse pedaço, agarram uma porção de comida para a levarem à boca.
Tradicionalmente, as injeras eram feitas com farinha de tefe (teff). Como a produção não é muito grande, esta farinha tornou-se relativamente cara e passou a ser misturada com farinha doutros cereais que sejam cultivados na região (ou feita apenas com farinha desses cereais), como trigo, cevada, milho ou arroz; devido a essas variantes, existem vários tipos de injera, basicamente brancas ("nech"), vermelhas ("kay") ou escuras ("tikur").
As injeras são igualmente populares na Somália, conhecidas como "kanjiro", no Djibouti ("lahuh") e no Iémen ("lahoh"). 

Gosto de usar esta farinha de vez em quando não só pela sua riqueza nutricional mas também porque, sendo isenta de glúten, é mais uma alternativa que pode ser oferecida a quem é intolerante a esta proteína que se encontra no trigo.


Receita

Crepe

200g de farinha de teff*
1 pitada de sal
1colh. de sopa de fermento para pão
água morna q.b

Salteado de legumes

1 cebola
2 cenouras cortadas às rodelas
1 pimento verde italiano
1chav. de abóbora patisson**
1 dente de alho
1 cháv. de polpa de tomate
2 cháv. de feijão cozido (usei feijão preto)
azeite q.b.
2 folhas de louro
1 colh. de chá de cominhos em pó
1colh. de chá de curcuma
1 colh de chá de gengibre em pó
1 molho de coentros frescos

Misturar a farinha a levedura em pó e o sal. Ir juntando água morna até obter uma massa fluída. Deixar repousar enquanto se prepara o salteado.
Refogar ligeiramente a cebola picada e o alho no azeite. Juntar as especiarias e o pimento (sem as sementes e cortado em tiras) e deixar apurar um pouco . Adicionar a abóbora (descascada e cortada em cubos, a cenoura e a polpa de tomate. Adicionar um pouco de água e deixar cozinhar até a abóbora amolecer. No final adicionar o feijão e deixar envolver os ingredientes mais 5 minutos. Reservar.

Aquecer uma frigideira, ligeiramente untada com azeite, e preparar os crepes no tamanho que preferir.

Estes servirão de base para acompanhar os legumes.




*A farinha de teff pode comprar-se em supermercados biológicos como o Brio, Amor Bio, Celeiroe e, por vezes, em grandes superfícies:




**A abóbora patisson é esta que podem ver na imagem abaixo e foi colhida na minha horta :). 


1 comentário:

  1. Por estes lados tudo tem um ótimo aspeto. E parabéns pelas fotos, muito bonitas.

    ResponderEliminar

Blogger Widgets

AddThis