Pão de gluten e farelo de trigo - Very very low carb

17.5.15

  Este pão é o verdadeiro achado para as meninas que andam em dietas de restrição de hidratos de carbono e sentem muita falta dele. Isto porquê? Porque (considerando que se cortado em 12 fatias) cada uma delas contém apenas 2, 2 g de hidratos de carbono e 14,6 g de proteína.
Que maravilha, não acham?




Isto vai permitir variar um pouco os pequenos almoços e os lanches sem se sentirem miseravelmente desconsoladas sempre que passarem em frente da Padaria Portuguesa :).





Receita

115 g de glúten de trigo
85 g de proteína isolada de soja
28 g de sementes de chia (podem substituir-se por sementes de linhaça) reduzidas a pó
55 g de farelo de trigo
2 pacotes de fermento de padeiro
1 colh de chá de sal
3 colh. de sopa de azeite
250 ml de água morna


Colocar o fermento numa taça pequena e juntar 2 colh. de sopa da água e deixar activar cerca de 5 minutos. Untar uma forma rectangular pequena com azeite. Misturar o glúten, a proteina de soja, as sementes em pó, o farelo de trigo e o fermento numa taça e adicionar o sal e o azeite. Deitar a água por cima desta mistura  e trabalhar até obter uma massa (não precisa de ser muito batida por causa do glúten que provoca rapidamente uma textura muito elástica). retirar para uma tábua , tender ligeiramente para homogeneizar e dar a forma de um rolo. Colocar na forma, calcando ligeiramente para se ajustar nos cantos. Cobrir com película aderente e deixar levedar durante cerca de 40-45 minutos até crescer. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos.
Deixar arrefecer numa grelha.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Blogger Widgets

AddThis