Novo ano e uma decisão

1.1.16
O empurrão da consciência

Hoje, neste primeiro dia do ano acordei com o propósito de deixar definitivamente de comer ovos (ainda que biológicos) e derivados do leite de vaca (ainda que produzidos sem coalho animal).

Sei como substituir esses ingredientes e em casa essa tarefa não é dificil já que, tal como eu, os meus filhos são vegetarianos e o meu marido também gosta do que eu cozinho.

O problema levanta-se quando sou convidada para comer em casa de amigos ou vou com eles a restaurantes em que todos os pratos, mesmo que não tenham carne nem peixe, são feitos com produtos de origem animal (leite, natas, iogurte, queijo e ovos) para "compensar" a falta de proteína.

A alternativa é sempre pobre em termos nutricionais e nem sempre posso levar uma marmita comigo.

Não posso esperar que os outros tenham as mesmas preocupações que eu.

Reconheço que, em termos sociais é limitativo e às vezes sinto que tenho um dedo permanentemente apontado às minhas opções alimentares.

Não quero que as minhas escolhas me empurrem para guetos extremistas porque eu não sou assim. Gosto de partilhar descobertas . Nunca impôr.

Mas, por outro lado odeio determinismos.

Quem disse que é fácil viver com coerência?





4 comentários:

  1. Um óptimo 2016. Com sucesso e muita coerência.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Um óptimo 2016. Com sucesso e muita coerência.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. E o novo ano começa com uma excelente decisão :)
    Por vezes parece mais difícil do que é... Pensamos que vai ser muito complicado e imaginamos um monstro enorme, quando na realidade depende muito de nós facilitarmos as coisas. Quando se come fora todos os dias e não se pode levar comida de casa é mais complicado, agora se for de vez em quando não é preciso preocuparmo-nos tanto. Em qualquer lado é sempre possível comer massa, arroz, às vezes também há feijão, vegetais (sejam cozidos, crus...). Pode-se sempre comer sopa (depois de perguntar o que leva claro) e fruta.
    Muito boa sorte e bom ano!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Tenho a certeza que as tuas opções são sempre muito conscientes. E os "obstáculos sociais" são apenas mais um desafio... Nada que uma mulher como tu não consiga contornar ;)

    ResponderEliminar

Blogger Widgets

AddThis