Hamburgueres de tofu curgete e cenoura

26.5.15


      Por aqui fazem-se hamburgueres de tudo e mais alguma coisa experimentando-se combinações de ingredientes (sempre vegetarianos), apurando paladares e consistências. Nestes usei ovos (biológicos) para manter tudo bem ligado depois de cozinhado. Mas não é obrigatório. Existem outras formas de obter esse efeito que eu irei mostrando com outras receitas.

    O propósito agora, para além de ter que alimentar uma família vegetariana, é dar continuidade a um projecto engendrado com uma amiga numa conversa frenética à hora do lanche.



RECEITA
Ingredientes
200 g de tofu
1 dente de alho 1 cebola 1 curgete
1 cenoura
2 ovos
cebolinho (opcional)
Pão ralado (equivalente a 4 tostas integrais )
sal e pimenta

Descascar e picar o alho assim como a cebola. Refogar em azeite. Retirar e reservar. Lavar a curgete e a cenoura, retirar as extremidades e ralar para um recipiente. Escorrer o tofu e ralar para o mesmo recipiente dos legumes.Juntar o cebolinho a esta mistura bem como os ovos batidos e o refogado. Saltear em lume brando wok ou frigideira grande (adicionar mais um pouco de azeite , se necessário).
Desfazer as tostas (ou usar o pão ralado se o tiver) e envolver no preparado. Moldar em forma de hamburgueres. Fritar ligeiramente em azeite até dourar ligeiramente e levar ao forno cerca de 10 minutos a 180º para dar consistência ao interior dos hamburgueres.










1 comentário:

  1. Hoje, vim aqui "pilhar" esta receita outra vez.
    Na outra vez fiz e ficou óptimo.
    Bjs, Nani ;)

    ResponderEliminar

Blogger Widgets

AddThis